Facebook abre temporada de caça e oferece recompensas!
A temporada de caça é em busca dos aplicativos que roubam dados
Nesta terça-feira, 10 de março, o Facebook lançou o programa “Data Abuse Bounty” (Em tradução livre, Recompensa por Abuso de Dados), que promete recompensas a quem denunciar desenvolvedores de aplicativos que estejam praticando o uso indevido de dados pessoais de usuários.
O Facebook já possui há bastante tempo um serviço semelhante para identificação de bugs e falhas de segurança. Porém, devido às grandes repercussões causadas por conta do caso envolvendo a empresa Cambridge Analytica, a empresa de Mark Zuckerberg resolveu pedir auxílio a seus próprios usuários, no combate ao vazamento e mau uso de dados. Caso uma denúncia seja confirmada, o usuário receberá recompensas a partir de US$500,00, o equivalente a aproximadamente R$1.700,00. Esse valor pode ser ainda maior, dependendo do impacto gerado pela denúncia.
Conforme as políticas da rede social, é considerado abuso quando um aplicativo permite que os dados pessoas de seus usuários sejam transferidos a alguém que possa vendê-los, roubá-los ou usá-los para fraudes ou influência política. De acordo com Colin Greene, Líder de Segurança de Produtos do Facebook, todas as denúncias serão rapidamente apuradas e, caso sejam comprovadas ameaças à segurança, providências serão tomadas imediatamente.
“Se confirmarmos o abuso de dados, encerraremos o aplicativo ofensor e tomaremos medidas legais contra a empresa que está vendendo ou comprando os dados, se necessário”, explica Greene. “Pagaremos a pessoa que denunciar o problema e também alertaremos aqueles que acreditamos que tenham sido afetados”, completa.
O Facebook explica que o processo de verificação das denúncias seguirá, de modo geral, seis estágios. São eles:
1 – Identificação, por parte de um usuário, de um aplicativo malicioso, que esteja vazando ou utilizando de maneira imprópria os dados pessoas dos usuários.
2 – Usuário efetuar a denúncia, através de formulário específico, do programa Data Abuse Bounty.
3 – Análise, por parte do Facebook, da veracidade da denúncia.
4 – Investigação, caso a denúncia seja considerada procedente. Será nesse estágio que o Facebook irá procurar o denunciante, para obter o maior número possível de informações e detalhes, com o intuito de determinar se aquele aplicativo, de fato, está cometendo as irregularidades citadas.
5 – Aplicação de medidas cabíveis, por parte do Facebook, em relação ao desenvolvedor do aplicativo. Essas medidas podem variar desde a simples remoção do aplicativo, até mesmo uma perícia no local da empresa, para comprovação das irregularidades e tomada de medidas legais.
6 – Por fim, o Facebook recompensará o denunciante. O valor mínimo será de US$500,00, e não há um limite máximo. Porém, para ser elegível à recompensa, é necessário que o problema tenha afetado ao menos 10 mil usuários da rede social. E no caso de mais de uma pessoa denunciar o mesmo aplicativo, apenas a primeira denúncia será recompensada.
Apelo da Agência Ibr: as denúncias servem para resolver um problema de escala global, com potencial para atingir TODOS os usuários do Facebook. Ou seja, com potencial para atingir cada um de nós. Não utilize essa ferramenta como caça-níqueis. As denúncias não devem ser feitas com base em suspeitas, palpites, impressões ou gosto pessoal. Apenas denuncie um aplicativo, caso você realmente tenha conhecimento de que as informações estão sendo repassadas de maneira irregular. Cada denúncia falsa fará os profissionais do Facebook desviarem suas atenções de ameaças reais, que poderão estar distribuindo os nossos dados para pessoas mal-intencionadas.
Abraço e até a próxima!
@FelipeAPereira
Administrador de Empresas, Consultor de Marketing e CEO da Agência Ibr.
Autor do livro “Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios”
Interaja comigo nas mídias sociais! =D
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