IBr Agência Digital | Blog

Sites que rodam bem em smartphones melhoram sua classificação no Google

Sites que rodam bem em smartphones melhoram sua classificação no Google

Você já percebeu que determinados sites, quando acessados através de um smartphone, carregam pesado, ou o seu conteúdo não apresenta uma boa visibilidade na tela do aparelho, necessitando que você dê zoom na tela? Isto ocorre porque os criadores destes sites o projetaram pensando exclusivamente no acesso da página através de desktops e notebooks.

Contudo, hoje em dia, um bom profissional não comete mais este tipo de erro, pois toda página deve estar adaptada para ser acessada de qualquer computador, celular ou tablet.

Com o sucesso dos smartphones, as pessoas têm usado cada vez menos os computadores convencionais e os desenvolvedores de sites, percebendo a necessidade de adaptação, passaram a produzir sites que funcionam perfeitamente tanto no computador, quanto no celular. São os chamados “mobile-friendly“.

Desde 2014 o Google passou a avaliar os sites que já estão adaptados para rodar em smartphones com qualidade. Estas páginas ganham posições no resultado de busca. Foi realizada uma alteração no algoritmo das buscas com a finalidade de tornar mais eficiente a identificação das páginas no padrão mobile-friendly.

Características de uma página mobile-friendly

  • A visibilidade do texto deve ser padronizada, de forma que o usuário não precise dar zoom na tela para visualizar o conteúdo.
  • Os links da página são separados um do outro, com uma distância que garanta o fácil acesso sem complicações.
  • Algumas páginas exigem algum software instalado para garantir seu perfeito funcionamento. 

Para saber se a sua página encontra-se no padrão mobile friendly, bastar realizar o teste de compatibilidade do Google!!!

.

Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil.  Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!

Como o Facebook determina o conteúdo do seu feed de notícias

Saiba como o Facebook determina o conteúdo do seu feed de notícias

Alguma vez você já parou pra pensar como é determinado o conteúdo do seu feed de notícias no Facebook?

Pois então. Na verdade é impossível descrever todos os detalhes que levam à definição de tudo que você vê no seu feed, porque tudo não passa de matemática.

É o chamado “algoritmo”, que nada mais é do que uma combinação matemática, e esta combinação é guardada a sete chaves pelo Facebook.

Afinal de contas, nenhuma empresa com um produto absurdamente consolidado no mercado iria passar a “receita do bolo” para os seus concorrentes. Vamos usar como exemplo a fórmula da Coca Cola.

Por mais secreto que seja o algoritmo do Facebook, nós já sabemos alguns dos muitos critérios que ele usa na hora de definir o conteúdo.

Quando você navega pelo Face, ele avalia absolutamente tudo no seu comportamento como, por exemplo, quanto tempo você fica com a página parada olhando determinado post ou anúncio. Obviamente, as páginas que você curtir irão passar a alimentar seu feed também. O conteúdo dos seus melhores amigos também irão influenciar em todo este processo. Enfim, é uma infinidade de fatores, que como já citamos anteriormente, não temos como defini-los de forma completa e detalhada.

Você sabia que, de todo o conteúdo que o algoritmo tem disponível para alimentar seu feed, apenas 1% é utilizado? Isto pode nos explicar muitas coisas! Às vezes realizamos uma postagem e muitos amigos curtem ou reagem a ela, certo? Em outras situações postamos algum conteúdo e quase ninguém curte. Isto não quer dizer, necessariamente, que sua popularidade está caindo entre seus amigos. Isto nos mostra que tudo depende da combinação que o algoritmo irá realizar no dia da sua postagem.

Todo esse mistério com relação ao algoritmo do Facebook tem uma simples explicação: dinheiro! É através dessa combinação que o Facebook consegue expor da melhor forma os anúncios de seus clientes, uma das principais formas de gerar capital da rede social.

Se eu fosse Mark Zuckerberg faria o mesmo em manter o sigilo do algoritmo, assim como fazem Coca-Cola e Google, por exemplo. E você? Abriria o código? 🙂

Acompanhe nosso blog, se inscreva para receber as atualizações e confira nosso conteúdo todos os dias!

.

Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil.  Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!

Extensão possibilita assistir Netflix com os amigos em lugares diferentes

Extensão possibilita assistir Netflix com os amigos em lugares diferentes

Você já imaginou combinar com seus amigos ou familiares uma sessão de filmes ou seriados, cada um estando em um lugar diferente?

Muitas vezes ficamos meses, ou até mesmo anos, sem ver os amigos e parentes queridos ou porque moram longe ou porque a falta de tempo dificulta o contato pessoalmente. A internet e suas ferramentas de comunicação nos confortam consideravelmente e são facilitadoras pra lidar com a distância.

A partir destas necessidades, surge uma nova extensão para o Google Chrome batizada por seus criadores de “Netflix Party”. Após a instalação da extensão no navegador da Google, torna-se possível assistir o mesmo conteúdo do Netflix em sistemas diferentes. Todos os participantes devem ter instalado a extensão no seu navegador.

Funcionamento

O funcionamento é muito simples: o usuário que for realizar o convite para os demais participantes só precisa clicar no ícone “NP”, gerado logo após a instalação, no canto superior da tela na barra de extensões, e dar início a uma Netflix party. Logo após dar o comando, surge um link na tela. Esse link o administrador da sessão copia e envia a todos os demais participantes. Os participantes irão abri-lo no seu navegador e estarão automaticamente na mesma tela de quem fez o convite.

Bastante interessante é a caixa de bate papo que surge imediatamente no lado direito da tela, possibilitando o contato direto entre os participantes ao longo da sessão do filme ou seriado. Se por algum motivo alguém necessitar pausar o conteúdo, ou até mesmo fazer comentários instantâneos sobre o que estão assistindo, basta se comunicar pela caixa de bate papo. Afinal de contas, não teria muito sentido assistir a um filme juntos e em lugares distintos sem poder conversar sobre o mesmo durante a apresentação.

Gostou da novidade? Baixe o Netflix Party e boa diversão!

.

Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil.  Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!

Kiddle, buscador exclusivo para crianças

Kiddle, buscador exclusivo para crianças

Como conseguiríamos ficar sem as inúmeras facilidades que a rede mundial de computadores nos oferece a todo instante? A internet foi um divisor de águas que transformou definitivamente nossas vidas. Mas, como tudo tem seu lado positivo e o negativo, não seria diferente com a internet!

Hoje em dia, as crianças praticamente “nascem” com um tablet na mão e aprendem muito rápido a utilizar equipamentos tecnológicos, fato que traz preocupação aos pais, pois todos sabemos que tudo pode ser encontrado na internet.

Foi pensando nisso que a Google teve a ideia de criar o Kiddle, um buscador com conteúdo exclusivo para crianças. O buscador bloqueia automaticamente  todos os conteúdos desapropriados.

Funcionamento

O funcionamento é igual ao Google tradicional. Contudo, o visual foi adaptado para o entretenimento infantil e o resultado das buscas surge na tela acompanhado de imagens ou figuras, para facilitar a compreensão da criança.

Desta forma, basta o responsável configurar o browser – navegador – do equipamento, liberando somente o acesso em páginas através do Kiddle,  

Nos últimos meses a Google vem surpreendendo com muitas novidades em projetos, nos mostrando que nem uma mega empresa como ela pode se dar ao luxo de parar no tempo. Estar sempre atento às novas tendências é fundamental para manter o sucesso que já está muito bem consolidado e, neste ponto, ela não brinca em serviço! 🙂

Para acessar e utilizar o serviço, o endereço é o http://www.kiddle.co/
Mas atenção, é .co mesmo, e não .com hehehehe…

.

Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil.  Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!

Waze passa a prever tráfego no trânsito

Waze passa a prever tráfego no trânsito

Imagine um aplicativo que ajuda você a saber como vai estar o trânsito na hora do rush ou identificar as condições de rodovias antes de pegar a estrada para uma viagem?

Ainda esta semana, o Waze irá disponibilizar uma atualização chamada de “percursos planejados”. Trata-se de uma ferramenta que permitirá ao usuário fazer uma projeção das condições do tráfego no trajeto desejado.

Mas, como isso é possível? Através de algoritmos, históricos de tráfego e até mesmo algum evento em especial acontecendo em alguma parte do percurso.

Se a nova ferramenta der certo, com certeza será de grande utilidade para as pessoas prevenirem atrasos em seus compromissos. Desde sua criação o Waze tem sido muito útil na vida dos motoristas usuários de smartphones.

Algumas opiniões se dividem pelo fato do aplicativo avisar o motorista de pontos com abordagem policial, pois da mesma forma que o cidadão do bem tem acesso a este tipo de informação, os criminosos igualmente.

A nova ferramenta é muito simples e prática de manusear. Após abrir o aplicativo e digitar o destino desejado, basta abrir a opção do tempo de chegada que ira visualizar a nova ferramenta como opção.

Inicialmente esta atualização está disponível para iOS, e logo em seguida para Android.
.

Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil.  Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!