IBr Agência Digital | Blog

Facebook se preocupa com a queda do número de postagens pessoais dos usuários

Facebook se preocupa com a queda do número de postagens pessoais dos usuários

Hoje em dia, todo negócio possui a necessidade de ser acompanhado de perto, de forma minuciosa, com o objetivo de não deixar os erros eventuais passarem despercebidos, a tempo de solucioná-los.

No Facebook não seria diferente. Há algum tempo, Zuckerberg identificou que os usuários da rede passaram a fazer menos postagens de cunho pessoal.

Podemos dizer que este fato é um efeito colateral do gigantesco sucesso e consolidação do Facebook. Segundo Mark, muitos dos usuários já possuem conta há anos, e com o passar do tempo adicionaram muitas pessoas, e estas não são do seu ciclo de amigos íntimos, fazendo o proprietário da conta pensar duas vezes antes de fazer um post que exponha sua vida pessoal.

Com o objetivo de reverter esta queda de posts, Mark criou algumas inovações. Uma delas é o recurso que recorda o que foi vivido há determinado tempo, chamado de “neste dia”, onde o Facebook seleciona uma foto que foi postada há exatamente um ano, ou mais anos, por exemplo. Ele também estimula postagens em datas especiais, como o dia das mães, páscoa, natal, entre outras.

Pesquisas realizadas pelo The Information – site americano especializado em tecnologia – revelaram que os posts pessoais caíram em torno de 21% nos últimos dois anos.

Foi lançado, nesta última semana, um novo recurso de vídeo em tempo real. Funciona da mesma forma que uma postagem de foto, porém, o usuário aciona a gravação do vídeo e já pode realizar sua postagem imediatamente. Obviamente mais uma estratégia do Facebook de tentar fazer voltar a crescer o número de posts, uma vez que as postagens representam lucro para a empresa.

Postagens para Listas

E você, reflete esse comportamento? Uma das principais alternativas é você criar listas específicas para distribuir seu conteúdo.

criar-listas-facebook.fw

Utilize o Seletor de Público para segmentar

Como funciona: quando você for postar algo extremamente pessoal – sua família, por exemplo – a opção é criar uma lista específica e colocar nela somente aquelas pessoas realmente mais próximas.

Todo conteúdo postado para essa lista, mesmo que compartilhado por alguns integrantes dela, sempre ficarão filtrados pela sua configuração de público inicial.
.

Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil.  Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!

CEO da microsoft fala sobre os pontos negativos dos smartphones

CEO da microsoft fala sobre os pontos negativos dos smartphones

No ponto de vista de Satya Nadella, CEO da Microsoft, os smartphones estão transformando a rotina diária das pessoas de forma negativa.

É evidente que os pontos positivos são inúmeros e facilitam muito nossa vida profissional e social. Através de um smartphone, pagamos contas de forma instantânea, acessamos algum aplicativo para obter informações do trânsito ou condições do tempo, pedimos um táxi e falamos com amigos rapidamente, entre tantas outras facilidades.  O fato é que a facilidade é tanta que acaba gerando uma certa alienação.

Alienação

Nossos cérebros adaptaram-se a receber muita informação o tempo todo e, nos momentos, que poderíamos relaxar com a família ou com amigos não conseguimos nos desvencilhar da internet móvel.

Nadella citou como é impressionante o comportamento das pessoas sentadas na mesa de um bar. Um momento totalmente informal com os amigos, acaba tornando-se um pouco silencioso com a grande maioria das pessoas antenadas nas mídias sociais ao invés de bater aquele velho e bom papo com seus amigos ali presentes.

Percebendo todo este turbilhão de efeitos que a internet móvel nos gera, o CEO reconheceu que, em 2016, a microsoft decidiu deixar um pouco de lado as inovações no Windows Mobile e na criação de novos modelos de smartphones e revelou, ainda, que pretende inovar em idéias realmente positivas para o dia a dia profissional das pessoas, como por exemplo, criar um assistente pessoal que reconheça todos os compromissos do usuário, lembrando de reuniões e avisando os participantes da mesma. Avisos de um eventual atraso ou imprevisto também estão no plano, pois se o celular estiver com a localização ativada e o endereço pré-definido, o aplicativo entenderia que você não está no local agendado, de forma que a pessoa não precise usar o smartphone enquanto dirige para contatar os envolvidos.

Sem dúvidas, seria de grande utilidade para profissionais com agendas muito movimentadas!

.

Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil.  Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!

Sites que rodam bem em smartphones melhoram sua classificação no Google

Sites que rodam bem em smartphones melhoram sua classificação no Google

Você já percebeu que determinados sites, quando acessados através de um smartphone, carregam pesado, ou o seu conteúdo não apresenta uma boa visibilidade na tela do aparelho, necessitando que você dê zoom na tela? Isto ocorre porque os criadores destes sites o projetaram pensando exclusivamente no acesso da página através de desktops e notebooks.

Contudo, hoje em dia, um bom profissional não comete mais este tipo de erro, pois toda página deve estar adaptada para ser acessada de qualquer computador, celular ou tablet.

Com o sucesso dos smartphones, as pessoas têm usado cada vez menos os computadores convencionais e os desenvolvedores de sites, percebendo a necessidade de adaptação, passaram a produzir sites que funcionam perfeitamente tanto no computador, quanto no celular. São os chamados “mobile-friendly“.

Desde 2014 o Google passou a avaliar os sites que já estão adaptados para rodar em smartphones com qualidade. Estas páginas ganham posições no resultado de busca. Foi realizada uma alteração no algoritmo das buscas com a finalidade de tornar mais eficiente a identificação das páginas no padrão mobile-friendly.

Características de uma página mobile-friendly

  • A visibilidade do texto deve ser padronizada, de forma que o usuário não precise dar zoom na tela para visualizar o conteúdo.
  • Os links da página são separados um do outro, com uma distância que garanta o fácil acesso sem complicações.
  • Algumas páginas exigem algum software instalado para garantir seu perfeito funcionamento. 

Para saber se a sua página encontra-se no padrão mobile friendly, bastar realizar o teste de compatibilidade do Google!!!

.

Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil.  Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!

Como o Facebook determina o conteúdo do seu feed de notícias

Saiba como o Facebook determina o conteúdo do seu feed de notícias

Alguma vez você já parou pra pensar como é determinado o conteúdo do seu feed de notícias no Facebook?

Pois então. Na verdade é impossível descrever todos os detalhes que levam à definição de tudo que você vê no seu feed, porque tudo não passa de matemática.

É o chamado “algoritmo”, que nada mais é do que uma combinação matemática, e esta combinação é guardada a sete chaves pelo Facebook.

Afinal de contas, nenhuma empresa com um produto absurdamente consolidado no mercado iria passar a “receita do bolo” para os seus concorrentes. Vamos usar como exemplo a fórmula da Coca Cola.

Por mais secreto que seja o algoritmo do Facebook, nós já sabemos alguns dos muitos critérios que ele usa na hora de definir o conteúdo.

Quando você navega pelo Face, ele avalia absolutamente tudo no seu comportamento como, por exemplo, quanto tempo você fica com a página parada olhando determinado post ou anúncio. Obviamente, as páginas que você curtir irão passar a alimentar seu feed também. O conteúdo dos seus melhores amigos também irão influenciar em todo este processo. Enfim, é uma infinidade de fatores, que como já citamos anteriormente, não temos como defini-los de forma completa e detalhada.

Você sabia que, de todo o conteúdo que o algoritmo tem disponível para alimentar seu feed, apenas 1% é utilizado? Isto pode nos explicar muitas coisas! Às vezes realizamos uma postagem e muitos amigos curtem ou reagem a ela, certo? Em outras situações postamos algum conteúdo e quase ninguém curte. Isto não quer dizer, necessariamente, que sua popularidade está caindo entre seus amigos. Isto nos mostra que tudo depende da combinação que o algoritmo irá realizar no dia da sua postagem.

Todo esse mistério com relação ao algoritmo do Facebook tem uma simples explicação: dinheiro! É através dessa combinação que o Facebook consegue expor da melhor forma os anúncios de seus clientes, uma das principais formas de gerar capital da rede social.

Se eu fosse Mark Zuckerberg faria o mesmo em manter o sigilo do algoritmo, assim como fazem Coca-Cola e Google, por exemplo. E você? Abriria o código? 🙂

Acompanhe nosso blog, se inscreva para receber as atualizações e confira nosso conteúdo todos os dias!

.

Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil.  Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!

Extensão possibilita assistir Netflix com os amigos em lugares diferentes

Extensão possibilita assistir Netflix com os amigos em lugares diferentes

Você já imaginou combinar com seus amigos ou familiares uma sessão de filmes ou seriados, cada um estando em um lugar diferente?

Muitas vezes ficamos meses, ou até mesmo anos, sem ver os amigos e parentes queridos ou porque moram longe ou porque a falta de tempo dificulta o contato pessoalmente. A internet e suas ferramentas de comunicação nos confortam consideravelmente e são facilitadoras pra lidar com a distância.

A partir destas necessidades, surge uma nova extensão para o Google Chrome batizada por seus criadores de “Netflix Party”. Após a instalação da extensão no navegador da Google, torna-se possível assistir o mesmo conteúdo do Netflix em sistemas diferentes. Todos os participantes devem ter instalado a extensão no seu navegador.

Funcionamento

O funcionamento é muito simples: o usuário que for realizar o convite para os demais participantes só precisa clicar no ícone “NP”, gerado logo após a instalação, no canto superior da tela na barra de extensões, e dar início a uma Netflix party. Logo após dar o comando, surge um link na tela. Esse link o administrador da sessão copia e envia a todos os demais participantes. Os participantes irão abri-lo no seu navegador e estarão automaticamente na mesma tela de quem fez o convite.

Bastante interessante é a caixa de bate papo que surge imediatamente no lado direito da tela, possibilitando o contato direto entre os participantes ao longo da sessão do filme ou seriado. Se por algum motivo alguém necessitar pausar o conteúdo, ou até mesmo fazer comentários instantâneos sobre o que estão assistindo, basta se comunicar pela caixa de bate papo. Afinal de contas, não teria muito sentido assistir a um filme juntos e em lugares distintos sem poder conversar sobre o mesmo durante a apresentação.

Gostou da novidade? Baixe o Netflix Party e boa diversão!

.

Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil.  Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!